sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Caçador de vaga-lumes

No final do mês de maio, entre os dias 20 e 30, é possível ver um grande acúmulo de vaga-lumes nas regiões mais rurais do Japão (que é o caso da cidade de Isahaya, por exemplo), porque nas metrópoles, os riachos são poluídos demais.

Fui duas vezes nessa caçada. A primeira vez foi bem esquisita. Mas para que compreendam, hei de voltar um pouco mais no tempo para explicar um acontecimento antecedente.

Certo dia, estava eu sozinho no dormitório (era um sábado, se não me engano), assistindo um pouco de TV, almoçando e tentando entender o que falavam, quando, repentinamente, chegou um senhor de idade, já com pouco cabelo (assim como o Jeff), e fez contato. Conversamos por algum tempo, ele se apresentou, papo vai, papo vem, disse que um de seus hobbies era fazer amizade com os alunos intercambistas. De fato, uma pessoa muito amigável! Enfim, conversamos e ele se foi.

Agora voltemos à história dos vaga-lumes. Como dizia, a primeira vez foi bem esquisita. Estava eu a conversar com dois amigos quando fomos surpreendidos pelo referido senhor acima nos convidando para ver vaga-lumes perto de um riacho a 5 minutos de carro da faculdade. Claro que, como brasileiro, a princípio achei muito besta e estranho. Ver vaga-lumes, às 8 da noite, perto de um riacho? Pra quem acompanhou as histórias do João Cléber e do Geraldo Luís, isso parece um tanto quanto abuso sexual, não? Mas, como aqui se trata de Japão (e, infelizmente a segurança é algo invejoso por aqui), decidimos ir (mesmo pensando que seria besta demais sair pra ver vaga-lumes).

Quando chegamos, uma surpresa. Várias pessoas se juntam para ver os vaga-lumes. E é incrível a quantidade deles. Parece até que as estrelas caíram na terra! Nunca imaginei que seria algo tão lindo, de verdade. Pegamos alguns (que são diferentes e menores do que os brasileiros), andamos ao redor do lago escuro (tomando cuidado pra não tropeçar e cair dentro, claro) e depois partimos.

Claro que gostei da idéia e quis compartilhar com os amigos do dormitório. Uma semana depois, fomos no mesmo local (desta vez a pé, com mais ou menos 27,4 minutos de caminhada). Impressionantemente, havia menos do que a metade anterior! É um período muito curto mesmo! A melhor data é entre 20 e 25, acredito.

Infelizmente, por ser um lugar extremamente escuro, não deu pra tirar fotos interessantes. Publiquei, no entanto, algumas fotos do passeio, incluindo uma série que tirei com o flash na cara das pessoas. Caretas interessantes, eu diria.

Por fim, pensando nos próximos intercambistas, coloquei um mapa do local. Tem dados extras pra quem quiser procurar o local exato no Google Maps. Somente para explicar, o Google Maps traçou um caminho impossível de se fazer a pé. Portanto, você tem que sair do ponto A, descer a rua amarela (detalhe interessante é que pouquíssimas ruas japonesas têm nome!), virar a primeira à direita e seguir reto toda a vida, depois virar à direita novamente. Mais detalhes, me pergunte quando for pra lá.

Abraços a todos!

Fotos da caçada (antes que os ativistas me persigam, soltamos os bichinhos logo em seguida!)

6 comentários:

  1. Não está tão detestável... rsrs
    Por + o = pelo.
    "surpreendidos por o referido senhor"... "surpreendidos pelo referido"...

    ResponderExcluir
  2. A melhor foto é a do Rafa Torto!
    huahuahua

    ResponderExcluir
  3. De fato, devo ter mudado o pensamento no meio da frase e não percebi. Errar o uso de "pelo" foi feio. Pelo amor de Deus!

    =)

    Obrigado, Fá!

    ResponderExcluir
  4. ahahaha se estivesse no brasil eu nao sairia com um senhor no meio do escuro a noite pra ir caçar vagalumes nem morto!
    Rafael, duas perguntas cara!
    1 - Comprar roupas ai é barato? ou devo levar daqui??
    2 - pode levar meu querido skate e violão pra mm fazerem companhia ai será???

    valeu caraa! abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uma pena as fotos dos vaga-lumes não terem ficado nítidas. Meu, mas as do povo, ui! Que gente estranha, hahahahaha.
    Sua aventura me fez lembrar uma história de infância. Qualquer dia te conto sobre minha caçada, he he he.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. lembra o lance do Shintoismo? essas coisas de Hanami (ver as flores de cerejeira) , Tsukimi (ver a lua) , e Vagalumemi (nao sei como se fala vagalume em japones, hahaha)tem sua origem nessa questao do Shintoismo, de apreciar o deus que esta em tudo, de parar um pouco, se congregar com outras pessoas, simplesmente para apreciar o que tem de belo ao seu redor, eh uma forma de rezar, sabia? mas pelas suas fotos do ceu, da lua e etc, vc ja esta bastante shintoista...

    亚历山大

    ResponderExcluir