segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Quase na hora de voltar

Pois é, já se foram 8 dos 10 meses de intercâmbio. Está quase na hora de voltar para casa. Hoje fiz o honorário teste de proficiência em língua japonesa. Apesar de ainda não saber do resultado, me sinto como se estivesse cumprido a missão. Claro que não foi o suficiente pra ficar fluente no idioma, uma vez que é uma língua completamente diferente das indo-européias. Mesmo assim, sinto que melhorei meu conhecimento a ponto de sentir satisfação pelo que passei junto dos outros amigos aqui.

Uma coisa que, de fato, precisarei quando voltar, é reler livros em português e dar uma pequena estudada na gramática. Algumas vezes tenho dúvidas sérias sobre questões pequenas, além de perder o domínio do que quero dizer. É estranho, não sei se alguém que lê este blog já teve essa sensação. Realmente não é nada agradável.

De agora em diante, vou começar a escrever sobre minhas experiências e retrospectivas nipônicas. É uma fase triste e feliz ao mesmo tempo, uma situação melancólica e ... (espaço para uma palavra que sei o que significa, mas que não sei mais dizer em português). Quero compartilhar o que aprendi e qual a minha visão em relação ao povo japonês, os prós e contras da cultura (de acordo com o meu ponto-de-vista) e, claro, as palhaçadas e o que aprontei por aqui.

Nada programado, nem decidido, nem contínuo, vou começar com uma seleção de vídeos. Quando chegamos, acordávamos cedo, empolgados e estudávamos cerca de 1 hora antes das aulas começarem. As aulas aqui são das 8:50 às 12:00, com um intervalo de 10 minutos entre 10:20 e 10:30. Alguns dias temos aulas à tarde, das 13:10 às 14:40. Num certo dia, desses quando acordávamos cedo pra estudar, levantei e chamei o Jeff. Fui tomar um banho e quando voltei, ele ainda estava dormindo. Chamei de novo e fui tomar café da manhã. Quando voltei, ainda estava dormindo. Chamei novamente saí do quarto. Quando voltei e vi o garoto morto na cama, chamei o Kao (amigo tailandês, parceiro das bebedeiras) e decidimos acordar o Jeff no grito. "Wake up!" bem violento no ouvido do cara. A qualidade do vídeo não está lá tão boa, mas é possível reparar no movimento instinto-defensivo de tartaruga que o "brother" faz.

Num segundo vídeo, filmei o Jeff roncando depois de 20 horas de estudo contínuas, pra provar pros amigos dele que o cara deu duro aqui. Segue o vídeo. Claro que vale ressaltar um feito histórico do Jeff aqui no dormitório. Durante as férias de verão, num calor mais quente do que o da região de Campinas, estado de São Paulo, o brother conseguiu passar 21 horas seguidas dormindo! (Na verdade ele acordou pra fazer xixi no meio desse tempo todo).

Depois seguem dois vídeos de um japa que dormiu no sofá da sala de TV. Eu apareço morrendo de rir em ambos os vídeos. Não agüentava (sim, eu sou contra a reforma ortográfica e defendo o uso do trema!) de ouvir o ronco dinâmico do japorongo. Percebam, na boa, como o cara aumenta e diminui o volume do ronco. Foi, de fato, interessantíssimo! Em algum dos dois vídeos é possível ouvir a voz (irritante) de uma japa cabeçuda chamada Kaana. Ela era apaixonada pelo rapaz que aparece ao lado dela no mesmo vídeo. Ele, o galã do dormitório (todas as meninas, sem exceção, morrem por ele). Ela, uma cabeçuda fracassada, irritante, folgada, mas gente fina. Certa vez ela comprou sorvete pra comer sozinha, mas guardou na nossa geladeira (porque ela ia fugir do dormitório feminino à noite pra comer assistindo à TV na nossa sala). Ela não apareceu naquela noite, estava calor... Claro que agradecemos depois!

Por fim, apenas para especificar uma questão mencionada, as meninas têm horário para se recolherem. Enquanto os homens são quase 100% livres aqui no dormitório, as meninas têm um toque de recolher às 10 da noite. Depois disso, a chefe do dormitório feminino (nós, homens, não temos, eu me fiz o chefe aqui, hehehe...) tranca a porta e ninguém mais sai, ninguém mais entra, exceto as que fogem. Sim, parece um presídio! Mas também, a cidade é parada, os bares são caros e puteiro pode-se ver em qualquer esquina, no entanto, não é pro meu bico. Diversão é sempre no dormitório!

Abraços!


Acorda, Jeff!
Jeff Roncando
Japa Roncando Grosso - Parte I

Japa Roncando Grosso - Parte II

6 comentários:

  1. Queríamos ver um vídeo seu, roncando!

    ResponderExcluir
  2. Acontece que eu não ronco.
    =D

    ResponderExcluir
  3. ahashuasua
    maaluco!
    eu axo que eu ia ficar aterrorizado, chega a dar medo! hsuahsuahsas

    ele dá uns "pulo" quando aumenta o ronco...hsuahsuahuas

    ResponderExcluir
  4. Cara, você emagreceu!
    Bom, vou ficar no aguardo das considerações sobre estes meses na terra do sol nascente. Certamente viveu momentos inesquecíveis.

    Estamos te aguardando aqui, bróder!

    ResponderExcluir
  5. Continua escrevendo como nunca! Sei bem a sensação a qual você se refere. Em algum ponto do caminho a identidade lingüística (com trema! ha ha) parece mesmo perdida, tanto que expressões e palavras parecem fazer mais sentido na L2; escrever então?! sem comentários!
    Já que não nos reencontraremos no Brasil, estarei aqui aguardando suas histórias (ou serão estórias? ha ha ha).
    Beijos

    ResponderExcluir